Em Florianópolis já circula ônibus elétrico movido 100% a energia solar

Não são só os pontos de ônibus que são abastecidos por energia solar na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina. Por lá, os próprios veículos também são abastecidos por eletricidade fotovoltaica.

O mérito é do Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), que desenvolveu um ônibus elétrico 100% movido a energia fotovoltaica, em parceria com empresas como Eletra, Marcopolo, Mercedes-Benz e WEG.

O trabalho em equipe resultou em um veículo com autonomia de até 200 quilômetros e capaz de ser recarregado em apenas 30 minutos. O ônibus já percorreu (com sucesso!) mais de 10 mil quilômetros em fase de teste e está pronto para sair para valer às ruas da capital catarinense!

Disponível para estudantes, docentes e demais colaboradores da UFSC, o ônibus fará o trajeto Sapiens Parque – Campus Universitário, a fim de reduzir as emissões no percurso para a universidade. Em breve, será possível até reservar lugares no veículo por meio de aplicativo, que informará o itinerário completo do ônibus aos usuários. Quem aí curtiria ir para o trabalho/faculdade/colégio em um ônibus solar?

0 respostas

Deixe uma resposta

Inicie um fórum de discussão!
Sinta-se a vontade para contribuir! Não esqueça, deixe-nos seu Nome: Email: e DDD+Telefone:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *