Hyundai fica entre as quatro marcas mais vendidas no Brasil

A Caoa, do empresário paraibano Carlos Alberto de Oliveira Andrade, é importadora exclusiva da Hyundai e comemorou neste ano uma década de produção de modelos sob licença em uma fábrica própria em Anápolis (GO). De lá saem o minicaminhão HR e os SUVs Tucson, ix35 e New Tucson.

Esses modelos são fundamentais para o posicionamento da coreana no mercado local. Em 2016, a marca Hyundai teve um total de 197.860 veículos emplacados no Brasil, o que a colocou no grupo de quatro mais vendidas do mercado, desfazendo o big four que permanecia intocado há três décadas, com Volkswagen, GM, Fiat e Ford.

O grupo Caoa foi responsável pela comercialização de 30.186 dessas unidades. Por sua vez, a Hyundai tem, desde 2012, uma fábrica própria em Piracicaba (SP), comercializando no ano passado 167.674 carros da família HB20, hatch e sedã, e o Creta.

“Desde o início, foi feito um trabalho de grande impacto e visibilidade de construção da imagem de uma marca premium no Brasil”, diz Andrade. “Ano a ano, o resultado se refletiu no crescimento gradual.” Esses feitos estão se refletindo na percepção dos clientes em relação à empresa. Única montadora de controle 100% nacional, a Hyundai Caoa surpreendeu o mercado ao assumir a primeira posição do conceituado ranking anual da consultoria californiana J.D. Power, na categoria de satisfação dos compradores de carros novos.

Nas quatro edições anteriores da pesquisa no Brasil, a vencedora foi a japonesa Toyota. “Desbancar a Toyota é uma conquista antológica e nos enche de orgulho”, diz Marcello Braga, diretor de marketing.

São considerados na pesquisa a entrega do veículo, a negociação, o test drive, as instalações da concessionária a Caoa possui 128 unidades – e o vendedor. Faz a diferença também ter um estoque bem abastecido, o que exige robustez financeira. Afinal, durante a crise, nenhuma empresa deseja gastar com antecipação para fazer uma venda.

“O cliente jovem, em especial, não tem paciência para esperar 30 dias para receber um carro”, afirma Anselmo Borghetti, diretor da Caoa. “O atendimento de vendas é muito estratégico”, diz André Beer, consultor do setor automotivo. “Depois que o marketing convence o cliente a ir a uma concessionária, cabe ao vendedor fazer o possível e o impossível para fazer a venda. A qualidade do atendimento é que vai garantir que o cliente volte no futuro.”

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